Você sabia que o pré-natal deve começar antes mesmo de engravidar? Podemos preparar a mulher para as modificações que terá no corpo, no emocional e na família desde antes da concepção.
Você está se preparando para engravidar? A Dra. Julia Barbi Melim Marques listou 7 pontos importantes a que você deve estar atenta neste período.
- Avaliar se sua alimentação está saudável, com ingestão de alimentos naturais, proteínas, verduras, legumes e frutas em quantidade adequada. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, gorduras saturadas, carnes processadas (salsicha, linguiça, presunto, etc.), e bebidas adoçadas. Consulte uma nutricionista especializada para lhe auxiliar nesta fase tão importante!
- Praticar atividades físicas regulares, no mínimo 150 minutos por semana de musculação + aeróbico. Os treinos devem ser prescritos por um profissional de educação física.
- Iniciar uso de suplementação individualizada (incluindo metilfolato, vitamina B12, vitamina A, vitamina D, zinco, selênio, magnésio, Ômega 3, etc.) pelo menos 3 meses antes de começar a tentar engravidar.
- Caso você esteja realizando algum tratamento, é importante verificar se os medicamentos em uso são seguros na gravidez ou se precisam ser modificados.
- Hábitos como o tabagismo e o uso de álcool devem ser interrompidos.
- Atualizar a carteira de vacinação. Algumas vacinas, como a da hepatite B e do tétano, são seguras na gravidez, mas mulheres que tomarem a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) devem evitar engravidar até 1 mês após a vacina.
- Realize uma consulta com médico(a) obstetra para avaliar sua saúde como um todo e lhe orientar neste período tão importante de sua vida!
Lembre-se: procure buscar a harmonia do seu corpo e do seu emocional antes de gestar, pois muitas serão as mudanças físicas e emocionais, é importante estar preparada!