Diabetes gestacional

A diabetes é uma das doenças mais comuns do período  gestacional. Ela ocorre a partir da metade da  gravidez. Os hormônios placentários podem interferir na correta absorção do açúcar pelas células, podendo levar a quadros de hiperglicemia (aumento do açúcar no sangue) materna. 

O bebê recebe pela placenta este aumento do açúcar no sangue da mãe, podendo levar a crescimento fetal excessivo, hipoglicemia (baixo açúcar no sangue) ao nascimento, atraso na maturação pulmonar fetal, entre outros problemas. 

Para prevenir a diabetes gestacional, um ponto importante é estar no peso ideal (índice de massa corpórea adequado) antes de engravidar, e evitar o ganho de peso excessivo pela mãe, além de manter uma alimentação equilibrada e atividade física regular. 

Pode-se diagnosticar a diabetes gestacional por meio de uma glicemia de jejum alterada no primeiro trimestre, ou por meio de um teste de tolerância oral à glicose (TOTG 75g) alterado. Este teste consiste em verificar a glicose no sangue em 3 momentos: em jejum, 1 hora e 2 horas após a ingestão de 75g de glicose pura, no laboratório. Este exame pode ser realizado entre 24 e 28 semanas de gestação.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
× Agendar Consulta!