Miomas uterinos

Miomas são doenças benignas das células musculares do útero. São extremamente comuns entre as mulheres, cerca de  70 a 80% têm ou terão o diagnóstico de miomas uterinos ao longo da vida.

Dependendo da localização e do tipo de miomas, haverá mais ou menos sintomas.

Os miomas surgem durante a fase reprodutiva, tendem a aumentar durante a  gestação e regredir após a menopausa.

A maioria das mulheres com miomas são assintomáticas, conforme orienta a Dra. Julia Barbi Melim Marques, ginecologista. Quando surgem os sintomas, são relacionados ao aumento de volume e duração de sangramento uterino, que podem levar a quadros de anemia. Outros sintomas possíveis são: dores pélvicas, aumento do volume abdominal, aumento da frequência urinária, ou até casos de abortos de repetição.

O exame de escolha para fazer o diagnóstico de miomas é a ultrassonografia pélvica, via abdominal e/ou via transvaginal.

O tratamento dos miomas deve ser individualizada conforme o caso, podendo não necessitar de tratamento em casos assintomáticos, tratamento clínico utilizando medicações como os anticoncepcionais orais combinados ou de progestagênio isolado. Também podem ser utilizados os dispositivos intrauterinos (DIUs) hormonais (Mirena ou Kyleena) para o controle do sangramento aumentado, entre outras medicações. Em situações em que o tratamento clínico não é suficiente para melhora dos sintomas, pode ser necessário o tratamento cirúrgico.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
× Agendar Consulta!