Síndrome dos Ovários Policísticos

A SOP, como é conhecida a Síndrome dos Ovários Policísticos, é caracterizada por aumento dos hormônios masculinos e alterações da função dos ovários, podendo haver ciclos sem ovulação (anovulatórios).

Há que se preencher alguns critérios para o correto diagnóstico desta síndrome. A mulher deve ter pelo menos 2 dos seguintes pontos:

  1. Ciclos anovulatórios, caracterizados por ciclos muito longos
  2. Hiperandrogenismo, ou seja, aumento dos hormônios masculinos, que pode ser evidenciado por meio de exame de sangue ou pelas características de acne importante e aumento de pelos pelo corpo, que chamamos de hirsutismo. Mulheres com hirsutismo apresentam pêlos grossos em regiões do corpo que tipicamente homens têm pelos, como por exemplo na linha da barba, buço, e entre as mamas.
  3. Imagem de aparência policística ovariana, detectada por ultrassonografia.

Qual a causa da SOP? Há evidências científicas que correlacionam uma interação de genes com fatores relacionados ao estilo de vida, à alimentação e à atividade física. Por este motivo é extremamente importante um acompanhamento nutricional para as mulheres que desejam tratar o SOP. O estilo de vida saudável favorece muito o tratamento e a melhora da qualidade de vida.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
× Agendar Consulta!