Amamentação

Amamentar é um ato de amor 

Tem inúmeros benefícios comprovados, como: 

• Aumenta o vínculo entre a mãe e o bebê

• Melhora a imunidade do bebê

• Previne infecções e alergias 

• Estimula os músculos da face e o futuro desenvolvimento da fala 

• E muitos outros! 

Lembrando que o aleitamento materno EXCLUSIVO é recomendado até os 6 meses de vida, e significa que o bebê recebe APENAS leite materno , nenhum outro líquido, nem água, chá, nem suco. 

Ele é suficiente para a nutrição, hidratação e reforço da  imunidade do seu bebê! 

O Aleitamento Materno é benéfico tanto para o bebê quanto para a mãe. Para o bebê, melhora as condições de saúde, o crescimento e o desenvolvimento, protegendo das infecções e da diarréia, além de reduzir o risco de obesidade infantil e diabetes. Para a mãe, a amamentação protege contra o câncer de mama, e pode proteger contra o câncer de ovário e diabetes tipo 2. 

O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida e complementado até os dois anos de idade ou mais, com a introdução de alimentos saudáveis, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Vamos reforçar algumas definições: 

Aleitamento materno: quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou extraído da mama), independentemente de receber ou não outros alimentos.

Aleitamento materno exclusivo: quando a criança recebe somente leite humano, diretamente da mama ou extraído, sem adição de qualquer outro líquido ou sólido, com exceção de gotas ou xaropes de vitaminas, sais de reidratação oral, minerais e medicamentos.

Aleitamento materno predominante: quando a criança recebe, além de leite materno, água ou bebidas à base de água, como sucos de frutas. 

Aleitamento materno complementado: quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo, mas não de substituí-lo. Nessa categoria, a criança pode receber, além do leite materno, outro tipo de leite, mas esse não é considerado alimento complementar.

Aleitamento misto ou parcial: quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

Alguns hábitos, como o uso de mamadeiras e chupetas, o uso da água, chás e outros leites, bem como a introdução de outros alimentos antes dos seis meses, interferem negativamente na duração do aleitamento materno. 

A amamentação protege contra diarreia e infecções respiratórias. Saiba que aproximadamente 50% de todos os episódios de diarreia e um terço das infecções respiratórias poderiam ser evitados por meio da amamentação.

A amamentação melhora o desenvolvimento da cavidade bucal, pois o exercício que a criança faz para retirar o leite da mama propicia uma melhor conformação do palato duro, o que é fundamental para o alinhamento correto dos dentes e para uma boa oclusão dentária. 

A amamentação apresenta efeito em longo prazo, ou seja, previne doenças na vida adulta, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade. 

A amamentação também traz benefícios psicológicos para a criança e a mãe. O contato contínuo entre mãe e filho fortalece seus laços afetivos, oportunizando intimidade, troca de afeto e sentimentos de segurança e proteção na criança e de autoconfiança e realização na mulher.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
× Agendar Consulta!